Super-resolução de imagens

Published on by IBP Brasil Perícias (author)

iStockPhoto @iStock.com (photo: iStockPhoto)
iStockPhoto @iStock.com

O IBP utiliza ferramentas com alto poder computacional para realizar a super-resolução de imagens, recurso cada vez mais relevante para esclarecer crimes e atos indevidos.

Super-resolução é uma tecnologia empregada e aperfeiçoada pela agência espacial americana (NASA) tanto no acompanhamento da trajetória de lançadores e naves espaciais, quanto na captura e exame das imagens especiais obtidas em todas as missões.

Historicamente, os trabalhos da NASA resultaram na criação e aperfeiçoamento de software pioneiros que posteriormente trouxeram grandes benefícios para as forças policiais e à Justiça em todo o mundo. Um desses sistemas chama-se VISAR (Video Image Stabilization and Registration), criado no Marshall Space Flight Center para estudar as violentas explosões solares e apoiar a análise  de condições climáticas perigosas na Terra.

O programa VISAR estabiliza os movimentos horizontal e vertical de uma câmera, corrige suas rotações e efeitos de zoom e reduz os efeitos de flutuação das imagens.

Mais ainda, o sistema possibilita adicionar frames individuais, distintos entre si em vídeo clips, e com esse recurso de super-resolução possibilita encontrar detalhes que originalmente não são visíveis,  por exemplo em regiões subexpostas.

O Federal Bureau of Investigations (FBI) foi o primeiro usuário externo à NASA que utilizou esse recurso para examinar evidências criminais. Em seguida, o programa foi posto à disposição de outros organismos policiais ao redor do mundo pelo governo norte-americano.  

O trabalho realizado pelos cientistas do Marshall Center recebeu condecoração federal por excelência na transferência de tecnologia para utilização por órgãos policiais na melhoria de vídeos digitais.

A tecnologia passou então a ser empregada em aplicações comerciais, como aquelas desenvolvidas pela empresa Intergraph Corp. que incorporou a tecnologia VISAR em uma workstation denominada Video Analyst, utilizada em sistemas de vigilância, operações policiais e investigação de cenas de crimes.

Outros estudos e produtos incorporaram essa tecnologia para apoiar a realização de exames periciais. Super-resolução é, em síntese, uma técnica que amplia fortemente a resolução de imagens mediante o tratamento adequado de informações limitadas existentes em imagens originais, mas requer o desenvolvimento e aplicação de complexos algoritmos, trabalho realizado também nas principais universidades e centros de pesquisa, como na Carnegie Mellon e nas universidades brasileiras como USP e Unicamp.

O laboratório forense do IBP realiza estudos e utiliza a tecnologia de super-resolução para melhorar imagens de fotografias e vídeos para proporcionar resultados mais efetivos nos exames periciaisque realiza, gerando laudos e pareceres técnicos.

0 Response(s) to “Super-resolução de imagens”

Comentários podem ser enviados diretamente para diretoria@perito.com.br.